Olá galera, como ja diria o TJ, eu sou El Marco, desocupado de plantão, nas horas vagas escuto essas músicas loucas que me aparecem por aí e procuro fazê-las do meu jeito na guitarra há alguns anos, tô chegando aqui pra compartilhar o pouco que eu sei sobre a história dessas músicas loucas com vocês.
Indo ao que interessa, vamo começar do começo: falar de um cara que eu, sem saber de sua importância, passei anos sem saber da sua existência, até que um programa de TV(pois é, em raros casos eles também servem pra alguma coisa) e um CD do Eric Clapton me iluminou pra sua música, que apesar de no começo estranhar muito, acabei passando a adorar e levar pra sempre no meu coração e na minha guitarra: Robert Johnson, o avô do rock.
Nascido no sul dos Eua, provavelmente em 1911, sua história é bastante incerta. Quando começou a tocar blues, muito ruim nisso, era discriminado pelos principais cantores de blues da época. Um belo dia(madrugada na verdade), segundo reza a lenda, o jovem Robert Leroy Johnson vai até a encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississipi e vende sua alma para o tinhoso, pra tocar violão bem.
Quando ele volta a ativa, grava 29 músicas e revoluciona a música!!!
O seu Delta Blues(estilo de blues típico da região do Delta do rio Mississipi no sul dos EUA, vide Son House, Muddy Waters e outros "praticamente inofensivos" pra música e cultura branca estadunidense) muda tudo, empregando mais técnica nas composições.
Seu estilo de tocar influenciou profundamente na criação do rock'n roll, ao influenciar muito a forma como o blues era feita e que influenciou peças como Chuck Berry e Elvis na criação do rock.
Hoje em dia, como exemplos de artistas fãs desse cara temos: Eric Clapton(esse gravou um CD só com covers de Robert Johnson, muito bom por sinal, quem quiser escutar se chama Me And Mr. Johnson), The Rolling Stones, White Stripes e muitos outros músicos e bandas.
Apesar de hoje ele ser considerado por muitos o maior cantor de blues de todos os tempos, só passou a ser realmente conhecido e estudado mesmo nos anos 60.
Como um bom rockeiro, morreu aos 27 anos, segundo diz a lenda, uivando de quatro num corredor de hotel, envenenado por um marido corno e furioso. Como morreu jovem, só deixou uma gravação pra nós, o Complete Recordings, destaque para as músicas Me And The Devil Blues, Hellhound On My Trail e Cross Road Blues(que muitos tem como prova para a lenda sobre a venda da sua alma).
Me And The Devil Blues: http://www.youtube.com/watch?v=3MCHI23FTP8
Hellhound On My Trail: http://www.youtube.com/watch?v=sqgcM_CmhdA
Cross Road Blues:
http://www.youtube.com/watch?v=cyH2OU4SVvA
Nenhum comentário:
Postar um comentário